Conexão Africa

Igreja Palavra de Salvação Internacional filiada a CNUB.

O que é Igreja Palavra de Salvação Internacional? 

É instituição de direito privado, sem fins lucrativos, a mesma é regida por um Estatuto legal, Regulamento Interno, e Legislações em vigor no país.

De acordo com artigo 2 dos seus Estatutos a Sede da Igreja fica situada no Bairro “3 de Fevereiro” Q14/56, Rua 9, Distrito Municipal Ka Mavota, cidade do Maputo capital de Moçambique. Foi nesta cidade que ano 2004 foi fundada uma congregação religiosa denominada por: Igreja Evangélica Palavra de Salvação de Moçambique como um ministério da trindade, a mesma tinha relações bilaterais com outros ministérios evangélicos trinitaristas em Moçambique e na África do Sul.

No mês de Setembro do ano de 2010, o pr. Ernesto Comege Vilanculo e sua esposa, pastora Teresinha Rafael Vilanculos, receberam um convite através dum casal da United Pentecostal Church of South África, afim de ir participar em uma conferencia Nacional da UPCSA. (Igreja Pentecostal Unida da África do Sul).

Depois da conferência o casal Frank e Dinah Maphory  ministraram a mensagem da revelação da verdade sobre o baptismo em nome de Jesus, casal Vilanculo não deixou de abraçar a verdade revelada, antes de voltar para Moçambique no dia 28 de Setembro de 2010 os dois receberam o baptismo em nome de Jesus. Na Província do Limpopo (RSA).

Depois do baptismo a UPCSA informou que em Moçambique havia um missionário brasileiro que podia fornecer livros de estudos sobre a unicidade e realmente quando chegaram em Maputo procuram o pr. Cezar Moraes que forneceu a Igreja literatura unicista e foi uma grande bênção, veio tantas vezes na nossa igreja, mas quem divulgou sobre o baptismo em nome de Jesus pela primeira vez foi a pastora Teresinha. Uma nova página se abriu no ministério.

E por ter abraçado a doutrina da unicidade Pentecostal, todas as regras da fé trinitarianas foram abolidas e elaborando se novos Estatutos. A Igreja Evangélica Palavra de Salvação de Moçambique, com aprovação dos novos Estatutos pelas instituições governamentais do país, passou a denominar-se por Igreja Palavra de Salvação Internacional doravante designada por (IPSI|). 

O missionário Cezar Moraes ministrou o primeiro seminário introduzindo o livro de Actos e infelizmente esse seminário resultou em um fracasso e muitos membros abandonaram a Igreja em virtude do ensinamento da doutrina unicista.

A Igreja teve uma pausa e analisando que fazer com a queda resultante do seminário orientado por aquele missionário: a primeira conclusão foi, devemos abraçar a doutrina unicista sim, pois, ela revela a verdade, mas trabalhar com a Igreja Pentecostal Unida da África, convidou se os pastores da UPCSA que em Ferreiro de 2012 vieram baptizar em nome de Jesus toda a congregação. E isso criou grande contenda entre a Igreja da África do Sul e o missionário Cezar Moraes, o missionário não admitiu mais a vinda da UPCSA para apoiar o nosso ministério. E mais uma vez ficamos isolados sem saber como avançar com a doutrina unicista já recebida.

Graças a Deus, fez se uma aventura através das redes sociais procurando ministérios e pastores unicistas, foi dessas aventuras que um pr. amigo do facebook, disse que ele estava na Unida por 11 anos, nos alertou das barreiras doutrinarias da mesma e disse que o ideal seria procurar uma convenção unicista independente.

Foi quando conhecemos o pr. Gerson Lima de Curitiba - PR, ele foi o primeiro a nos enviar apostilas, livros., assim como ajuda pastoral enviando valores monetários através do WESTERN UNION e ministramos primeiramente o seminário com apostila na “CASA DO MEU PAI”, os santos ganharam de novo a motivação para continuar com a fé unicista, uns não voltaram mais apesar de terem recebidos o baptismo em nome de Jesus.

Como conseguimos conhecer a CNUB?

Durante as conversas pelo facebok com pr. Gerson de Lima pedimos para nos procurar uma convenção unicista independente. Foi quando então nos fez conhecer o pr. Alexandre dos Reis Ferreira, o presidente da CNUB. Sim foi desta vez que sentimos que Deus ouviu o nosso clamor de muitos anos de jornadas de orações.

O artigo 3 dos Estatutos da I.P.S.I. diz que Igreja poderá filiar-se em outras associações e organizações Internacionais que professam a doutrina da Unicidade Pentecostal. Foi desta forma que se fez pedido da adesão do nosso ministério à CNUB e em resposta a este pedido, o presidente da CNUB, veio em África para confirmar a nossa adesão e no domingo dia 27 de Abril de 2014 fez a  entrega da documentação da filiação.

O artigo 3 número 2 dos Estatutos da IPSI diz que:  qualquer Igreja e organização religiosa que pretender filiar-se a IPSI, poderá ser aceite, desde que respeite os presentes Estatutos, manter activa harmonia e boa convivência. Sendo assim, abre se espaço para filiação de qualquer ministério que não tenha sido registrado e cartório para filiação a doutrina unicista.

 

SITUAÇÃO DA IPSI DEPOIS DA VISITA DO PRESIDENTE DA CNUB.

A chave foi entregue, a IPSI nunca será a mesma, estas foram as palavras do presidente da CNUB em Maputo. Na verdade notamos o crescimento espiritual:

Os cultos dos domingos passaram para seminários de treinamento dos santos.

O grupo de intercessão que se reunia em todas as quartas fez nascer mais 4 grupos a saber:

a). Segundas-feiras das 7,30 até 9,30 culto de ministração da palavra e orações de cura divina e libertação no Bairro de Maxaquene na cidade do Maputo.

b). Terças-feiras das 8,00 até 11,00 culto de ministração da palavra e orações de cura divina e libertação nos Bairros da cidade da Matola.

c). Todas quartas-feiras, todos os grupos concentram se das 8,00 até 13,00 culto de ministração da palavra e orações de cura divina e libertação nos Bairros da cidade do Maputo ou na cidade da Matola.

d). Nas quintas-feiras das 6,30 até 8,30 culto de ministração da palavra e orações de cura divina e libertação nos Bairros que fica perto da sede da IPSI na cidade do Maputo.

e). Nas sextas-feiras todos os grupos concentram se das 8,00 até 13,00 culto de ministração da palavra e orações de cura divina e libertação na sede da IPSI.

f). Em todos sábados cultos da juventude das 17.00 até 18.30 horas.

 

E estes programas que iniciaram depois da vinda do amado presidente da CNUB, faz com que semanalmente a igreja recebesse novos convertidos, e cada membro da trindade basta assistir nossos cultos não sai mais.

Os grandes desafios, para a doutrina unicista em África

1. Formação em teologia unicista

Os grandes desafios em África em geral é a formação de quadros qualificados em matérias da teologia unicista. Pede a directoria da CNUB para elaborar um programa especifico para África, se será necessário enviar missionários para África? Ou será preciso enviar pastores para Brasil para uma formação para o trabalho das missões. Pois, em África não existem muitos ministérios unicistas para formar convenções daí que as prioridades para África são viradas para introdução da doutrina unicista para singulares e ministérios. Não esquecendo que a maioria dos povos e seus países vivem na extrema pobreza, pedimos ajuda como evangelizar e introduzir a doutrina unicista sem meios em África?

 

2. Nossa proposta de ponto de partida seria:

a). Estabelecer um ministério forte em Maputo, com homens e mulheres formados em matérias da unicidade pentecostal, num Instituto Bíblico Unicista. Depois partiriam para vários pontos dos pais e no exterior.

b). O segundo Institutos Bíblico Unicista seria para o centro do Pais na cidade da Beira, onde ministérios das províncias do centro e norte de Moçambique e dos países vizinhos seriam abrangidos

c). O terceiro Institutos Bíblico Unicista seria o país vizinho de Moçambique, o Malawi. Na Província de Bulantaia Distrito de Nsajhe localidade de Ntowe, a este lugar já iniciaram os primeiros contactos.

Para o caso do centro e norte de Moçambique e o país vizinho Malawi, já foram iniciados os contactos e na primeira semana de Novembro o pr. Ernesto Vilanculo em representação da CNUB-DIVISAO -AFRICA vai ministrar um seminário com vários ministérios do centro, norte de Moçambique e os pastores representando 33 ministérios do Malawi, espera se que a mão de Deus vai resgatar almas e serão recebidos ministérios que já abraçaram a fé unicista

Esperamos que os países vizinhos de Moçambique conhecerão a fé unicista se Deus assim nos abrir as portas.

Vejamos localização Geográfica de Moçambique para ter uma visão:   

Moçambique está situado na costa sudoeste de África, numa posição estratégica dado que funciona como uma porta de entrada para seis países, protegendo os flancos da África do Sul e do Zimbabwe. Possui fronteiras a norte com a Tanzânia, Malawi e Zâmbia, a oeste com o Zimbabué e a África do Sul e a sul também com este país. As costas de Moçambique são geralmente baixas, com poucos recortes, arenosas e por vezes rochosas e coralíferas, em especial na zona sul. Destacam-se alguns incidentes e ilhas, desde a foz do Rovuma até ponta de Ouro: Cabo Delgado, baías de Pemba e Fernão Veloso, ilhas de Ibo, Moçambique, Angoche e Bazaruto, cabos de S. Sebastião, das Correntes e de Santa Maria, baia de Maputo e ilha de Inhaca.

Att: Ernesto Comege Vilanculo- representante da CNUB-DIVISAO-AFRICA

Endereço

Rua Evaldo Lode, 8
Imbiruçu - Betim - MG
CEP: 32310-390

Contatos

  • Telefone: +55 (31) 3595.4446
  • E-mail: contato@cnub.org.br